Artigo por Maristela Duarte Silva, estudante de Jornalismo.
Hoje em dia quase tudo gira em torno da internet. Relacionamentos, cursos, diversão e até mesmo o contato de uma empresa com clientes muitas vezes ocorrem somente no mundo virtual. Assim, cabe às empresas tirar vantagem de todas as possibilidades que a tecnologia apresenta.
O marketing digital é usado cada
vez mais, visando angariar novos clientes e fidelizar o público já existente de
determinada marca, podendo explorar diversos canais online. Existem diversas
estratégias para alavancar um negócio pela internet, e com a ajuda de uma agência de marketing digital, o empresário pode ver suas vendas
saltarem.
Ferramentas de marketing digital
O marketing digital utiliza
diversas ferramentas para divulgar uma empresa na internet e assim conquistar
maior relevância no setor de atuação da mesma. As estratégias podem incluir
publicidade gratuita e paga, criação de conteúdo e inserção em redes sociais. Veja
abaixo algumas formas de divulgar uma empresa no ambiente virtual:
·
Links patrocinados – é um link que redireciona o
leitor para o site do cliente. Ele é pago, sendo o valor referente a cada vez
que um usuário clicar no anúncio;
·
Técnicas de SEO – tais técnicas visam melhorar a
posição de uma empresa quando algum assunto é procurado em buscadores, como
Google. Assim, a probabilidade de as pessoas visualizarem o site do cliente
aumenta;
·
Criação de conteúdo – de nada adianta buscar o
mercado online se o site da empresa nunca é atualizado ou apresenta conteúdo
defasado; nessa hora vale a pena investir na criação de conteúdo;
·
E-mail marketing – cria um vínculo por e-mail
com o cliente, através de ações por meio de correio eletrônico.
Redes sociais
Além de promover socialização,
reencontros e troca de mensagens pessoais, as redes sociais são uma boa forma
de publicidade para as empresas. Com uma página bem estruturada, preocupação
com atualizações e em estar antenada com o que acontece no mundo digital, a
chance de angariar mais clientes aumenta.
Através das mídias sociais a
relação empresa-cliente fica mais estreita e mais fácil, uma vez que
reclamações e sugestões podem ser visualizadas em tempo real, além de abrir a
possibilidade de sorteios, promoções e canal para esclarecimento de dúvidas.
O marketing digital é mais uma
ferramenta para auxiliar a empresa a se destacar no mercado e fidelizar seus
clientes, além de atrair novas pessoas que descobrem a companhia. Por isso, tal
forma de propaganda não deve ser desprezada ou colocada em segundo plano, e sim
estimulada.
2 comentários:
Estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes, mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe o seu parecer. Abraço fraterno. António.
Obrigado,Antônio! Com certeza vou visitar o Peregrino e servo.
Abraço
Postar um comentário