30/01/2015

A "Dieta Dukan" - a dieta francesa do Dr. Pierre Dukan





Autor do artigo: Paulo Roberto, editor deste blog.
Muitas pessoas fazem tentativas para emagrecer e não conseguem, seja por falta de força de vontade ou por falta de um método eficaz a ser seguido, entre outros motivos.
A dieta francesa exposta no livro do médico francês vem fazendo grande sucesso, devido ao resultado positivo alcançado por muitas pessoas que seguiram ou vem seguindo o seu método. O nome do livro - Eu não consigo emagrecer.

Capa do livro
Capa do livro




Estou acompanhando uma pessoa que está conseguindo bons resultados, com muita força de vontade. Com 1,55m de altura e 84 kg, iniciou a dieta em meados de agosto/2013, com caminhadas de 1 hora por dia, e chegou em novembro/2013 pesando em torno de 71 kg. Os resultados dos seus exames de sangue, após 2 meses, foram excelentes. Em abril de 2014 alcançou 61 kg., e entrou na fase de estabilização.

Contracapa do livro
Em resumo, a dieta se compõe de 4 fases: a de ataque rápido ao excesso de peso, onde a pessoa se alimenta, por um determinado período, somente de proteínas (carnes, ovos, iogurtes, queijo Cottage, etc), sem ter a sua a saúde debilitada; depois a que alterna entre proteínas e  legumes e verduras, em busca do peso desejado e, quando alcançar esta meta, é liberada em parte para entrar com carboidratos e outros tipos de alimentos mais gordurosos, de acordo com a orientação do médico no livro.Por fim a fase de estabilização onde pode-se comer tudo o que quiser mas, seguindo entretanto, a regras da dieta pelo menos uma vez por semana.

Se você pretende adquirir o livro e fazer a dieta, consulte antes o seu médico e tenha muita força de vontade, principalmente quando for a festas de aniversários, confraternizações, casamentos, etc. pois se sair fora do recomendado no método, vai ter que reiniciar os procedimentos.

É bom fazer uma tabela a ser seguida para a fase de dias alternados entre proteínas e legumes e verduras. Na última coluna deve ser anotado o peso, que vai estar diminuindo. É bom ter uma pequena balança em casa, como aquela de vidro. Segue abaixo um exemplo da tabela:

ACOMPANHAMENTO DA DIETA
NOVEMBRO/2013
SEGUNDA TERÇA QUARTA  QUINTA  SEXTA SABADO  DOMINGO  Kg
1 P
2 PLV
3 P
4  PLV
5 P
6 PLV
7 P
8 PLV
9 P
10 PLV
11  P
12 PLV
13 P
14 PLV
15 P
16 PLV
17 P
18  PLV
19 P
20 PLV
21 P
22 PLV
23 P
24 PLV
         25  P
26 PLV
27 P
28 PLV
29 P
30 PLV
31
P - Proteínas
PLV - Proteínas, legumes e verduras

Nota: quem sabe utilizar fórmulas no Excel pode preparar a tabela de forma que anotando-se somente a dieta do primeiro dia do mes as dos dias seguintes são preenchidas automaticamente.









Nenhum comentário: