11/12/2009

Análise Contábil com Base nos Fatores Rentabilidade do Investimento, Margem de Lucro e Rotatividade






Autor do artigo: Paulo Roberto, editor deste blog.
Espero que essa análise que fiz quando estava na faculdade de Ciências Contábeis, seja útil, principalmente para estudantes, que sempre precisam ter suas dúvidas esclarecidas.




gráfico
Image: Filomena Scalise / FreeDigitalPhotos.net












É uma exposição de raciocínio com base na rentabilidade do investimento que é igual à margem de lucro vezes a rotatividade do investimento, na margem de lucro que é igual ao lucro operacional sobre as vendas e na rotatividade do investimento, igual as vendas sobre o ativo.
 Aumento da Rentabilidade do Investimento
Assim, quando a rentabilidade do investimento aumentar foi porque aumentou o índice de rotatividade ou a margem de lucro ou ainda, os dois fatores.

Aumento da Margem de Lucro
Se a margem de lucro aumentou foi consequência do aumento da proporção do lucro operacional sobre as vendas.

Aumento do Índice de Rotatividade
Este índice tem um incremento quando  aumenta a proporção das vendas sobre o ativo.

Lucro Operacional
O lucro operacional é igual ao valor das vendas menos o valor do custo operacional logo, se o lucro operacional diminuiu foi porque as vendas foram menor ou o custo operacional foi maior.

Custo Operacional
O custo operacional é igual ao custo das vendas mais as despesas operacionais logo, se o custo operacional diminuir aumenta o lucro operacional e, por conseguinte, aumenta a margem de lucro e a rentabilidade do investimento.

Custo das Vendas 
Se o custo das vendas ou as despesas operacionais aumentarem, aumenta o custo operacional e , em consequência diminuem o lucro operacional, a margem de lucro e a rentabilidade do investimento. A mesma afirmativa é válida para o aumento das despesas administrativas, mercantis, tributárias e financeiras.

Rotatividade do Investimento 
Se aumentar o valor do Ativo , diminue a rotatividade do investimento ou, se diminuerem as vendas, o mesmo ocorre.

Consideraçãoes Sobre a Margem de Lucro 
Se tivermos o índice de rotatividade e a rentabilidade do investimento, a margem de lucro será igual a um fator vezes o outro.
No caso de termos a margem de lucro e a rentabilidade do investimento, o índice de rotatividade será igual à margem de lucro dividido pela rentabilidade. 

Fórmulas 

Rentabilidade do Investimento  = Margem de Lucro x Rotatividade do Investimento


Margem de Lucro = Lucro Operacional/Vendas


Rotatividade  do Investimento= Vendas/Ativo

Considerações Sobre a Rotatividade do Investimento
A rotatividade pode tornar-se mais rápida, tanto pelo aumento das vendas como pela diminuição das aplicações no ativo e vice-versa. Por intermédio dos vários índices de rotação podemos deduzir quais os fatores determinantes da alta ou baixa rotatividade.
Se a baixa rotatividade estiver sendo provocada por estoques excessivos, devemos analisar a possibilidade de diminuí-los por meio de um sistema de controle racional. Se seu fator determinante for excesso do Permanente, devemos verificar se a empresa não está investindo em valores não produtivos, principalmente por participação em outras empresas.


Matricule-se no Cursos 24 Horas - Curso de Administração Contábil e Financeira (pagamento em parcela única)













Nenhum comentário: