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29/06/2014

Liderança em Alta





Artigo por Maristela Duarte Silva, estudante de Jornalismo

Liderança é um termo muito utilizado no ambiente corporativo, e as diferenças entre ser líder ou chefe são muito discutidas. A questão de ser líder naturalmente ou monitorar tais características e cria-las a partir de cursos, também é um ponto de debate. Mas afinal, como identificar um líder?



Algumas pessoas já nascem com o dom de liderar e motivar outras. Assim, quando crianças, sempre conduzem as brincadeiras e atividades, influenciando os colegas a seguirem seu comando. Segundo especialistas, quem apresenta esse comportamento na infância tem grandes chances de chegar a cargos de chefia, uma vez que transpiram confiança para gerência e liderança de equipes.
Quem não apresenta tais características naturalmente pode aproveitar um treinamento de liderança, aprendendo técnicas e dicas para motivar e chefiar uma equipe, trazendo proatividade, produtividade e excelência nos serviços prestados pela empresa.

Como age um líder

Qualquer relação humana pode ser complicada porque envolve dois seres humanos com sentimentos, valores e personalidades diferentes, inclusive no ambiente corporativo. Além disso, gerenciar uma equipe é um fator decisivo para o futuro da empresa, logo, um cargo de grande responsabilidade que deve ser entregue a alguém capacitado. Confira abaixo algumas características de um bom líder:
·         Iniciativa – um gestor com espírito de liderança antecipa-se a diversas situações e age antes mesmo do problema ir à tona;
·         Comunicação – o líder possui ótima capacidade de se comunicar;
·         Disposição para ajudar e ouvir – tal profissional auxiliar os colaboradores e entende que muitas transformações e boas ideias podem surgir deles;
·         Senso de justiça – busca critérios justos para todos os processos de um projeto;
·         Empatia – um bom líder coloca-se no lugar das outras pessoas, demonstrando preocupação com o bem-estar geral;
·         Responsabilidade – o profissional assume a responsabilidade pelos atos e erros seus e da equipe como um todo, sem fugir do problema.
Estas são apenas algumas características que fazem um bom líder. Acima de tudo, ele é aquele profissional no qual o resto da equipe se espelha e admira, que é respeitado e obedecido pelos colaboradores sem precisar ditar ordens ferozmente ou impor a chefia.

Nota: publicação solicitada pela autora.









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