25/08/2009

Gratuito - modelo de orçamento doméstico





Quando as coisas começam a ficar mais complexas em termos de gastos pessoais, sentimos a necessidade de saber se o que temos a receber dará para cobrir o que temos que pagar durante o mes ou, se vamos ter algum saldo positivo para  investir.

Image: Filomena Scalise / FreeDigitalPhotos.net

 A ferramenta para controle
Uma das ferramentas administrativas que temos para  prever e controlar isso é o orçamento doméstico.
Apresento abaixo um modelo desse orçamento que deverá ser atualizado constantemente e gerenciado por você, para que ele apresente a situação financeira atual, de forma dinâmica. É integrado ao controle de conta bancária que  já explicamos, anteriormente, como fazer em nosso post "Controle de Conta Bancária".

O que é gerenciar orçamento?
Quando falo em gerenciar o orçamento , significa a sua ação com o objetivo de fazer o máximo para que os gastos não ultrapassem os valores previstos.
 Por exemplo, se você tem um valor em algum item e verifica que não vai dar para cumprir o previsto, pode diminuir o valor de um outro item e acrescentar naquele, ou cortar algum gasto supérfluo.

Matricule-se no Cursos 24 Horas - Curso de Administração Contábil e Financeira (pagamento em parcela única)

O modelo de orçamento:
Para facilitar os controles, insira a planilha do orçamento no mesmo arquivo onde está a do controle de conta bancária, ficando uma ao lado da outra.


Orçamento


ANO:



MÊS:








1 -RECEITA
R$






Saldo  Banco x


Caixa



Sub Total
0

Salário



Outras Rec.



a receber



Sub-Total
0






Total Geral 1 0






2 -GASTOS Previsto Realizado    Saldo a Realizar





I - FIXOS








Aliment. e limpeza

0
Saúde


0
Telefone


0
Condomínio


0
Light


0
Gasolina


0
IPTU


0
Sub Total
0 0 0





II - EVENTUAIS







Lazer


0
IPVA


0
Reparação doméstica


0
Manutenção do carro

0
Salão


0
Remédios


0
Computador


0
Roupas


0
Cartão de Crédito

0




0




0




0
Sub Total
0 0 0




0
Total Geral Gastos (I+II) 0 0 0





Saldo {1-(I+II)} 0


 Integrando o orçamento com o Controle de Conta Bancária
No caso de você ter adotado o controle de conta bancária que divulgamos, e estiver mantendo-o atualizado, considere  para o "Saldo do banco x" o valor constante na célula "I9" daquele controle,que é a célula onde está o saldo atualizado da sua conta e mais os saldo ( valores nas células) de outros bancosque você tenha.

Como determino os meus valores para o orçamento?
À medida que for tendo valores realizados, você ficará sabendo quanto gasta por mes em cada item do orçamento e esse valor mensal  deverá ser considerado como previsto nos meses seguintes, feitos os devidos ajustes, quando necessário.

 Calculando com as fórmulas
A coluna "Saldo a Realizar" é o resultado da subtração dos valores constantes da coluna "Previsto" menos os da coluna "Realizado". Coloque as fórmulas para cada item e as outras para os somatórios dos sub totais e totais gerais.
Para quem não sabe como fazer isso no EXCEL, pergunte nos comentários que responderei prontamente.

Importante: a medida que as receitas forem sendo consideradas em sua conta bancária ou recebidas de outra forma, elas devem ser deduzidas dos itens "Salário", "Outras receitas a receber" e de algum outro item de receita que você tenha inserido.

Considerações finais
Considere como gastos fixos, os que ocorrem todo mes de forma constante e, como eventuais, os esporádicos. Apresentei no modelo acima alguns exemplos desses gastos.

O orçamento para o mes seguinte começa no primeiro dia em que está previsto você receber o primeiro pagamento que vai cobrir os gastos daquele mes. Deverão ser considerados o(s) saldo(s) bancário(s) atual(ais). Lembre-se que o saldo bancário que ficou no final de um  exercício vai passar para o exercício seguinte e, se ele for negativo, vai estar reduzindo a sua receita.

Procure controlar os seus gastos mensais para conseguir separar 30% da sua renda para investimento.










Nenhum comentário: