24/09/2009

Dicas de Como Escrever Corretamente




Para escrever bem, corretamente, é exigido certo esforço e atenção de quem escreve, mas vale a pena. Você deve, antes de tudo ter em mente que deverá comunicar-se de forma clara sobre o que quer expor. Coloque-se no lugar do leitor, que não conhece ainda o assunto em seus detalhes e procure ser o mais ditático, o mais comunicativo possível.



Concordância verbal
Cuidado com a concordância, não se esqueça, por exemplo de frases como " a maioria das pessoas julga ser capaz" e não a forma incorreta " A maioria das pessoas julgam serem capaz". 
Mesma pessoa
Se está se referindo sempre a "você", em seu texto, não mude para "vocês" ou "vós", mantenha "você".
Recorra ao dicionário
Se tem dúvida sobre a maneira correta de escrever determinada palavra, não deixe de consultar o dicionário, para escrevê-la corretamente. Já existem dicionários com a nova ortografia.
Novo Acordo Ortográfico
Familiarize-se com o novo Acordo Ortográfico para escrever corretamente, principalmente, as palavras compostas.
Ilustração com imagens
Se você está escrevendo um texto em blog ou site, procure ilustrar com imagens, permitidas para divulgação, é claro. Insira texto alternativo na imagem ( img alt=''descrição da imagem"); isto é importante para, quando houver problema no carregamento, permitir aparecer o texto descritivo da imagem;  isso facilita também  as buscas do Google e outros mecanismos de busca.
Revisão
Finalmente, depois que digitar todo o texto, faça uma cuidadosa revisão. Leia as palavras, observando bem as sílabas, pois temos a tendência de lê-la  como um todo, e isso pode fazer que deixemos passar palavras com erro. Veja um trecho do artigo feito pela Redação  do Cursos 24 Horas  (cursos on line) "Escrever Bem é Fundamental":
"Especialistas afirmam que escrever bem é um importante diferencial para o profissional moderno. Mais do que o domínio da língua portuguesa, a boa escrita indica raciocínio bem estruturado, bom nível cultural, zêlo e atenção a detalhes, características muito valorizadas pelas organizações atualmente.
Não é à toa que testes de redação estejam presentes nos processos seletivos de muitas empresas. Para outras tantas, a fluência da comunicação tem um significativo peso na carreira profissional. "É uma competência bastante considerada quando se pensa em promover alguém", confirma Vera Vasconcellos, consultora da Career Center, em matéria recentemente publicada no caderno de empregos do jornal O Estado de São Paulo."









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