07/07/2009

Curiosidades após o naufrágio do Titanic




Foi o maior transatlântico da sua época. Tinha 47 mil toneladas, e pertencia ao White Starline. Na sua primeira viagem, no dia 14 de abril de 1912, chocou-se com um iceberg, ao sul da Terra Nova, a caminho de Nova Iorque.

Construção do Titanic, por jtedesco. 
Esta foto tem alguns direitos reservados. Para o seu uso, é exigida a atribuição ao autor, com link para o seu album de fotos.


Havia a bordo 2224 passageiros e tripulantes, sendo que 1503 pereceram. A orquestra de bordo tocava, na ocasião de seu afundamento, o hino religioso "Mais perto de Ti, meu Deus". Seu afundamento durou 2 horas.

Uma comissão investigadora, designada pouco depois da tragédia, declarou que o barco do Capitão Lord, o "Californian", estava à vista do "Titanic", porém, não prestou socorro aos seus passageiros. O Capitão Lord afirmou até sua morte, em janeiro de 1962, que "seu barco se encontrava a 30 milhas de distância, pelo menos", do lugar da tragédia, e que o barco que os sobreviventes viram era um pesqueiro noruegues. Lord tinha 84 anos ao falecer. Lord disse à Comissão que o barco noruegues (o pessoal do barco), o "Sanson" viu os foguetes lançados do "Titanic" para pedir auxílio, porém, não o socorreu porque estava dedicado à pesca ilegal de focas. Acrescentou que, aparentemente, o "Sanson" estava vigiado pelas autoridades norte-americanas.


Referência: Dicionário Universal de Curiosidades, 1968


Outras curiosidades:

Em 1985, o Titanic foi localizado a 4 km de profundidade e foram iniciadas  as operações de recuperação 2 anos mais tarde.


Se o Titanic tivesse se chocado de frente com o iceberg, apenas 1 compartimento se inundaria, podendo, assim, continuar a navegar normalmente.


Ao ter sido visto o iceberg, o 1º Oficial ordenou a inversão da corrente de vapor nas caldeiras para, consequentemente inverter a marcha do navio. Porém, à velocidade a que o navio navegava, seria possível, através dos lemes, contornar o obstáculo e assim evitar a colisão.



Aqui interessantes fotos do Titanic, por jtedesco


Os testes do Titanic no mar foram realizados em algumas horas, que incluiu alguns testes de manobras, mas a maioria destes foram administrados a velocidades de 20 nós ou menos. Quando as máquinas foram invertidas "toda a velocidade para atrás" em uma velocidade de 20 nós, o Titanic levou 850 jardas - quase meia milha - para parar completamente. Ele atingiu só brevemente uma velocidade de mais de 21 nós durante o dia de testes. O Titanic nunca foi manobrado a 22 nós (a velocidade dele na hora da colisão) em oceano aberto, assim era desconhecido quanto tempo levaria para responder a velocidade mais alta. 






Nenhum comentário: