09/07/2009

Menu de Categorias no Blogger




Autor do artigo: Paulo Roberto, o editor deste blog

Menu de categorias a partir do próprio Blogger
Você pode , de maneira prática e rápida, colocar em seu blog, um menu de categorias, acessando a página Layout, depois clicando em Adicionar um Gadget e por fim em Marcadores. Edite e assinale  em seguida, os itens que você quer que constem no blog.




Pode ainda fazer as categorias e sub categorias manualmente, clicando em HTML/Java Script, ao invés de Marcadores, digitando , na janela que abrirá, os nomes das categorias e sub categorias e adicionando os links de cada uma.

Menus de categorias de outros sites
 
Por outro lado, alguns sites especializados fornecem, gratuitamente, diversos tipos de menus de categorias mais bonitos para sites ou blogs ( vide exemplos a seguir).
menu Flashvortex
www.flashvortex.com/
Entretanto, para a sua implementação num blog do blogger, por exemplo, é preciso ter alguns cuidados senão, alguns links podem não funcionar.  

Links dos Marcadores
O que permite no Blogger você ter categorias em seu blog são os marcadores que são digitados no campo "Marcadores para esta postagem". Quando você salva um post são gerados links para cada marcador inserido. Onde aparecem estes links? Clique com o botão direito em um marcador em seu blog e depois em propriedades e você verá o link. Exemplo: o link para o marcador Blogspot aqui no meu blog é: https://dicur.blogspot.com/search/label/Blogspot. São esses links gerados é que precisam ser copiados e colados no quadro próprio correspondente ao menu escolhido, no site especializado, na mesma ordem dos nomes das categorias correspondentes, que você tenha digitado no quadro próprio específico anterior.

Artigo atualizado em 10/08/2016.










Nenhum comentário: