23/02/2011

Como cuidar dos seus dentes




 Na minha convivência com dentistas, por vários anos, fui, casualmente, acumulando alguns conhecimentos sobre o assunto. Como o objetivo principal deste blog é compartilhar conhecimentos adquiridos, com postagens de dicas detalhadas, apresento aqui alguns cuidados que devem ser tomados em relação aos dentes.
Image: Idea go / FreeDigitalPhotos.net



A escovação

Image: Darren Robertson / FreeDigitalPhotos.net

Deve ser feita com técnica para alcançar a eficácia necessária. Utilize escova macia e faça movimentos num só sentido, isto é, para a arcada dentária superior, movimente a escova de cima para baixo,  sobre os dentes, a partir da gengiva, sem precionar muito a escova para não danificar as cerdas. Com relação à parte interna dessa arcada, posicione a escova na vertical e inicie os movimentos também de cima para baixo, pricipalmente na parte mais central; nunca retorne o movimento, ou seja, de baixo para cima. Alguns detistas recomendam 10 movimentos por área.
Na arcada inferior, é claro, os movimentos devem ser de baixo para cima, da mesma maneira. Passe a escova também sobre os molares (os da parte de trás da boca, em ambas as arcadas).

É recomendável trocar a escova dental de dois em dois meses, para uma limpeza eficiente.

Algumas pessoas necessitam usar escova intradental, o que é recomendado pelo dentista, quando necessário.

O fio dental
Muito importante para a limpeza entre os dentes, ele deve ser passado como se fosse uma serra, para lá e para cá e subindo. À medida que for passando o fio, a área utilizada deve ser enrolada no dedo indicador, para estar sempre passando a área do fio ainda limpa. É recomendável usar meio metro de fio, por vez.
Ao final, enxague bem a boca com água.
Se você quiser usar enxaguatório bucal, siga a orientação do seu dentista.
.
Se por acaso você comer alguma coisa onde não seja possível em seguida fazer a escovação, bocheche bem com água, principalmente se tiver sido consumido alimento doce.

A manutenção dos dentes
Pois é, a nossa vida é cheia de manutenção e a dos dentes é uma das necessárias para você manter o seu belo sorriso.
Faça a profilaxia (limpeza) das arcadas dentárias, pelo menos de seis em seis meses. Atualmente, os dentistas usam uma limpeza a motor com esguicho de água com sugador e outros procedimentos complementares. É tranquilo.

Se for preciso fazer raspagem para remoção de tártari ou extração, isso será feito com prévia anestesia local.
No caso de extração, provavelmente o dentista vai receitar um antibiótico, para ser tomado um comprimido no dia anterior à extração, outro no dia  e mais um no dia  seguinte e, depois , recomendará que você se alimente somente com comida pastosa, como purês e gelados, como sorvetes, por tres dias.

 Pelo menos uma vez por ano procure o dentista para que seja feito um check-up geral nos seus dentes, por intermédio de radiografias de todos eles. Saiba que mesmo que voce não esteja sentindo nada, nem mesmo dor, as radiografias podem mostrar que você está precisando de um tratamento de canal ou extração e até mesmo tratamento gengival. Essa situação tem a ver com a sua idade e com os seus cuidados em relação aos dentes e gengiva.


Image: renjith krishnan / FreeDigitalPhotos.net

Não tenha medo de ir ao dentista. Deite na cadeira, relaxe e pense: serão alguns momentos incômodos mas o resultado será compensador e, se eu não fizer essa prevenção ou tratamento agora, depois será muito pior.

 Por enquanto fico por aqui, mas sei que existem outras recomendações por quem é conhecedor mais profundo do assunto.

Um abraço e belo sorriso duradouro!









Nenhum comentário: