27/01/2011

Cuidados ao cortar grama alta




 Toda tarefa de corte exige certos cuidados. Em nosso artigo Como cortar grama com segurança, focamos a execução do trabalho  com a máquina elétrica de 4 rodinhas que rende bem para grama de altura mais baixa.

 Darei agora, algumas dicas sobre o caso  de grama alta.



Grama alta
Grama alta (foto: por nós mesmos)


Grama adora muito sol e chuva por isso, no verão, ela cresce rapidamente e, quando só temos aquela máquina elétrica de 4 rodinhas, ficamos com problemas para cortá-la quando o interválo ultrapassa 15 dias.
Assim, se passou da época, uma máquina mais adequada pode ser a roçadeira com lâmina (que também serve para a grama baixa). Existe também a com fio de nylon  mas atrasa um pouco a tarefa devido à necessidade de constantemente ter-se que puxar o fio de nylon para uso. Se você possui aquela máquina com regulagem de altura, aí fica mais fácil, dependendo da atura da grama.

Então para cortar grama com estes tipos de máquina, penso que deva tomar pelo menos  os seguintes cuidados:

1. Não esqueça do boné e do protetor solar;

2. Coloque óculos de proteção;

3. Use botina ou sapato de couro fechado, com sola antiderrapante;

4. Proteja as pernas, a partir da parte fora do calçado até próximo aos joelhos. Existem  protetores adequados à venda para isso.

5. Faça antes uma inspeção no local  do serviço e recolha pedrinhas ou outros objetos que possam ser arremessados pela lâmina da máquina;

6. Se tem pessoas animais ou veículos passando constantemente perto, use uma rede protetora lateral que possa evitar que pedrinhas ou outros objetos, que por acaso tenham ficado no local, acidentalmente,  atinjam transeuntes.

7. Após todas as providências de segurança, inicie  a ação fazendo movimentos laterais lentos de um lado para o outro até o final do trecho a ser cortado e depois retorne com os mesmos movimentos, na área ao lado;

8. Evite atingir superfícies duras tais como calçadas e pedras, para não danificar a peça de corte;

Não execute o serviço com grama molhada, sob chuva ou relâmpagos e nem deixe crianças perto.

Bom trabalho e boa terapia










Um comentário:

Paulo Roberto disse...

Thank you so much,Boundlesstech. I hope you'v had a good understood of the blog content!