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22/08/09

Desempenho dos Carros Movidos a GNV

Autor do artigo: Paulo Roberto, o editor do blog.

Não sou especialista em carros a gás e nem mecânico mas como já tive carro deste tipo passo aqui algumas experiências que obtive.

Se você tem carro movido a GNV (Gás Natural Veicular),  ou pretende ter um, preste sempre atenção em seu desempenho pois é necessário mantê-lo no  melhor nível  possível.


Redutor de pressão do gás
Um motor de carro a gás com a identificação do redutor de pressão (a peça marcada com uma "plaquinha branca") 





Fatores que influem em seu desempenho

Redutor de pressão e velas

Antes de tudo, penso que o melhor carro para kit GNV é o de 1.6 para cima, para compensar a perda de potência e de porta-malas grande, para compensar a diminuição do seu espaço interno pela colocação do cilindro de gás.
 Dois dos fatores que fazem diminuir o seu desempenho é o redutor de pressão do gás (vide foto acima após ampliá-la) sujo de óleo e velas utilizadas por mais de 20.000 km. Procurei saber numa oficina especializada em conversão para motor a gás natural ,qual a melhor vela e melhor redutor para carros a gás e  obtive a seguinte informação: as velas NGK são as mais apropriadas e o redutor é o BRC ou o Tomasseto.
Uma opção muito utilizada para melhorar o desempenho dos carros a GNV é a instalação, por mecânico especializado, do variador de avanço do tipo por bobina.

Melhor desempenho, mais economia.

 

O catalisador 

Um outro fator que influi fortemente no desempenho, não somente dos carros a GNV, mas nos de outros combustíveis também, é o entupimento do catalisador.

O catalisador tem a função de filtrar os gases provenientes do motor, após a queima do combustível, com o objetivo de poluir menos o meio ambiente. Normalmente, ele tem vida útil de 80.000 km. Preste sempre atenção no desempenho de seu veículo e verifique as causas pois quando o catalisador entope ele cai consideravelmente e, o entupimento vai aumentando aos poucos, sem que você perceba. Quando está muito entupido o carro não passa de poucos km por hora e o escapamento dos gases fica retido, o que pode danificar outras peças como mangueiras, juntas, bobina, etc. Um sintoma do seu entupimento é a ocorrência do baixo desempenho do veículo, com um forte aquecimento da área próxima à alavanca de troca de marchas.

Cuidado com excesso de óleo no motor pois é uma  das grandes causas desse entupimento, e catalisador custa caro

Verifique periodicamente, em oficina que tenha aparelho próprio, a situação do catalisador do seu carro, pois a temperatura na saída  tem que ser maior do que a da entrada.


Encontrei esta notícia sobre catalisador no  infoener:

ENTUPIMENTO AMPLIA REJEICAO AO CATALISADOR
Integra:
3161.gif 
Equipe de Reportagem
Estado de São Paulo
em 28/08/1994
NO QUE DEPENDER DO CATALISADOR, O PROGRAMA ANTIPOLUICAO DO GOVERNO( PROCONVE) ESTA AMEACADO. SE NO INICIO DA ADOCAO DO EQUIPAMENTO AS QUEIXAS ERAM MOTIVADAS POR QUESTOES MENORES, A GORA A SITUACAO É MAIS GRAVE: CRESCEM NAS OFICINAS OS CASOS DE PANE DE MOTOR POR ENTUPIMENTO DO CATALISADOR. 

Manutenção
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Os carros movidos a GNV, necessitam de uma manutenção mais apurada, tais como:
- limpeza do redutor de pressão pelo menos uma vez ao ano,( uma determinada firma especializada em conversão, aqui de Volta Redonda, estava cobrando R$ 60,00 para fazer a limpeza) ;
- verificação  obrigatória, anual, do funcionamento do sistema de alimentação de gás, por firma especializada e registrada no INMETRO
- teste do cilindro de gás de 5 em 5 anos, também por firma especializada, registrada no IMETRO;
- troca das velas a cada 20.000 e dos cabos de vela com mais frequência, e outros.

Aqui no Estado do Rio,  temos um bom desconto no IPVA, para os carros movidos a gás  - 75%.
Além do menor preço, esse combustível rende mais em termos de km por m3 e é melhor para a preservação do meio ambiente.
Um carro 1.0, por exemplo, com 16 válvulas fez na estrada, com velas recentemente trocadas, 19 km/m3.

Entretanto, ao pensar no retorno do investimento, após a instalação de um KIT GÀS, deve-se levar em consideração o problema da maior manutenção.

Atuador de marcha lenta
Tenho visto muita gente reclamando que o carro está acelerando sozinho. Uma causa que conheço desse problema é o defeito no atuador de marcha lenta. A função dessa peça é controlar o ar da marcha lenta e a rotação do motor, evitando assim, a  parada durante as suas alterações de carga, tais como motor frio ou ar condicionado ligado.
Atuador de marcha lenta do Astra
Atuador de marcha lenta do Astra

O preço da peça estava na faixa de R$ 170,00 a 190,00, dependendo da marca e características do veículo.
A do Astra ano 2000, 1.8, o 602 da Bosh, que é o recomendado, custou R$ 172,00 ( preço de outubro/2010).

Atuador de marcha lenta, em seu local no motor do Astra
Atuador de marcha lenta em seu  local, no motor do Astra ( a peça com uma plaquinha verde em cima )
Influência no consumo de óleo do motor
Algumas pessoas se preocupam com o fato de o sistema GNV influenciar o consumo de óleo pelo motor dos carros. Nos 5 anos em que tive carro a gás nunca tive esse tipo de problema.O óleo se mantinha limpo e no nível.

Preço do GNV
Em Resende, RJ, no posto da Graal, às margens da Rodovia Presidente Dutra, sentido Rio-São Paulo, ao lado do McDonad's, o preço por m3 era R$ 1,69 (novembro/2013). Se você estiver vindo de São Paulo e quiser abastecer neste posto, pegue a saída 305, atravesse o viaduto e siga à direita e um pouco à frente estará o posto.

Uma dica - quando abastecer o carro com GNV observe se o ponteiro do marcador de pressão, que fica no corpo da bomba de combustível do posto, está posicionado em até 220 bar, para não danificar o sistema de alimentação de gás do veículo.


Artigo atualizado em 30/05/2014.


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16 Comentários:

Pastor Adyrson disse...

Ei legal esse seu post, tenho uma kombi 2002/2003 com um problema semelhante de perda de potencia, como ja troquei velas e cabos vou partir para a parte do catalizador.
Vlwwwww.

Paulo Roberto disse...

Obrigado, Pastor Adyrson
Sempre acrescento aqui no post problemas sobre carro a gás que vivencio.
Após verificar as condições do catalisador,para melhor desempenho da Kombi, você pode também mandar instalar um bom variador de avanço,se ainda não tem. Custa um pouco caro, mas às vezes compensa, no seu caso.
Um abraço

Bruno disse...

Olá pessoal, tenho uma dúvida possuo uma saveiro 2004 motor AP multi-flex 1.6 , guando eu armo a chave para o atuador de marcha faz um barulho e guando eu desarmo a chave também faz o mesmo barulho o que pode ser ?

Gual o melhor tipo de óleo para este mesmo motor AP multi-flex 1.6 ?

gual o melhor tipo de velas ´eletrodos´cabos ?

Em fim tudo para um bom desenvolvimento do carro , a final gosto de andar bém rapidinho... rsrs...

Eric disse...

olá , tenho um vectra gls 98/99 2.2 8v e as vezes ele da um estouro quando vou arrancar com o carro , nao sei , mas da impressao , que é no lado direito , e isso esta me deichando entrigado , se voces poderem me ajudar , agradeço desde já .caso queiram , respondam no meu email landau_v8_302@hotmail.com , abraço.

Paulo Roberto disse...

Eric
Se o combustível que você utiliza é o GNV, geralmente estes estouros são decorrentes de velas e/ou cabos de velas em final de vida útil.
Um abraço

victoria disse...

Olá..
tenho um taurus 94/3.0 e instalei o kit gnv nele,ja tive outro carro com gnv e o funcionamento e economia são ótimos,mas não estou conseguindo acertar deixar uma rotação adequada neste caso.
para o motor funcionar em 800 a 1000 rotaçoes no gnv,ele chega a 2,500 na gasolina é muito alto o carro é automatico e os trancos são muito fortes,vão acabar danificando outro componente.
Oque seria a causa?misturador pequeno para esse motor?não consigo ajuste uniforme.
Obrigado!!

derlanf disse...

Amigo, o que pensas sobre a instalação do kit gnv numa grand cherokee limited 5.2 8V? O veículo está com 85mil km originais, é ano 96. Abraços

Paulo Roberto disse...

Olá, derlanf!
Eu não sou um especialista nem conhecedor profundo de sistema GNV. Apenas tive um carro a gás, um Corsa Sedan, e postei aqui algumnas experiências que vivienciei. No meu caso tive problemas com manutenção mais frequentes. Um amigo meu, dono de um Vectra, também teve este tipo de problema e trocou para um carro flex.
Já, uma amiga, que tem um Astra, 2000, 1.8, não tem tido problemas de manutenção por causa do GNV.
Na minha opinião quem roda muitos quilômetros, com frequência, terá boa economia, ao instalar um bom kit GNV, recomendado e orientado por um especialista no assunto.
Um abraço

rafael martins disse...

poh eu tenho uma Ranger 03 XL...e antes de eu comprar os cabos e vela nao sabia e comprei Bosch...e nao to achando para trocar por NGK vale a pena eu colocar o bosch? pq ela ta dando uns estouros e chega ate morrer quando faço ladeira ou saio de 2° do quebra mola.
e outra eu sou de Quatis onde eu acho um mecanico bom pra gas?

Paulo Roberto disse...

Olá, Rafael
Eu não sou especialista em carro a GNV, apenas tive um carro a GNV até 2010. Mas, quando fica dando estes estouros é porque os cabos e/ou as velas já estão muito usados, com mais de 20.000 rodados. Se você trocar deve eliminar o poblema, mesmo sendo Bosh(boa marca também).
Abraço

Usuário de Itatiaia disse...

1º GNV queima muito mais quente e nehum cabeçote foi porjetado para isso. Solução: Regular valvulas 0,5mm mais abertas que a medida de fábrica. Não sei como fazer em tucho hidráulico. Até no motor AP, pode-se trocar as pastilhas (em retífica séria). 2º Regule GNV em eletronica e "nunca mais mexa no regulador". Se ficar afogado perde potencia. Se ficar pobre superaquece cabeçote e queima velas, válvulas e até junta do cabeçote. Começou a falhar? Limpe ou troque velas e troque filtro de ar. Mais nada! As velas duram menos mesmo. Há, use 0,65 ou 0,6 só de abertura dos eletrodos da velas. Tenho 13 anos de GNV. Tudo isso vide manual da Landi Renzo Italia. Depois de 2 cabeçotes queimados, aprendi e nunca mais houve problemas, rodando mais de 4.500Km/mes em estrada e transito.
Sergio sqtella@ig.com.br

Matzliach Bacellar disse...

Olá Paulo, bom dia!
Paulo preciso da sua ajuda. Tenho uma S10 2.2 gasolina/GNV ano 96 e ela não tem um bom desempenho. Fui a uma loja de instalação de gaz para fazer uma regulagem e trocar as mangueiras que estavam cheias de óleo. Após a limpeza e a troca da mangueira o carro continuou sem um bom desempenho e voltei para reclamar. O técnico me disse que para o meu carro andar com uma velocidade melhor eu teria que trocar oregulador de pressão por um maior, pois o meu é muito pequeno. Qual o tamanho do regulador que você me indica. Obrigado,
Bacellar - vicbacellar@gmail.com

Giane Brandão disse...

Amigo, tenho um focus 20 16v com GNV, no gnv ele perde muito, quando passo para a gasolina ele nao tem aquela potencia que deveria ter,,, nao sei se é porque o carro era de mulher, em SP, ou so rodava no GNV, será que algum outro problema, ou é assim mesmo ????

ivanaldo jorge antunes disse...

bom dia! se alguem souber qual o melhor variador de avanço para o ecosport me falem...ivanaldoshow390@gmail.com

ivanaldo jorge antunes disse...

boa noite Alguem sabe qual o melhor variador de avanço para o ecosport ??? me falem pois o meu tem gnv mais perdeu muito potencia.

Gutemberg Ssntos disse...

Tenho uma parati 1.8 ap MI gnv eu gastaria de saber porque ela perde velocidade quando esta com motor quente e ele aquecer muito


Teste da Velocidade de Conexão

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