13/07/2009

Curiosidades sobre o Polvo





O polvo é o mais horrível e repelente dos monstros marinhos. É feroz e voraz. Seus tentáculos agarram-se às suas prêsas, como serpentes.

Quando atacado em inferioridade de condições, expele de uma bolsa localizada na parte inferior do corpo, uma tinta preta que se espalha rapidamente, possibilitando-lhe a fuga. Para a reprodução o polvo desprende um pedaço de tentáculo, que leva um agente fertilizador. Esse fragmento vive independentemente, até que a fêmea o recolha. Dos ovos que esta põe em seguida, após uns 50 dias, nascem os filhotes, do tamanho de uma mosca. A tinta defensiva expelida pelo polvo em perigo é conhecida cientificamente como sópia. É escura mas não exatamente preta; diluída é de um tom marrom característico. Referência: Dicionário Universal de Curiosidades, 1968.


Falando em polvo, e aquele da Alemanha, hein, que andou prevendo os vencedores dos jogos da Copa, escolhendo o alimento no compartimento onde estava a bandeira do país vencedor! Olha ele aí no vídeo abaixo, o polvo Paul:

+ Que pena! Morreu hoje, dia  26/10/2010, na Alemanha, de causas naturais, o polvo Paul.








Nenhum comentário: