É recomendável fazermos um acompanhamento da nossa conta bancária, com conciliações periódicas com o controle do banco. Isso poderá evitar surpresas desagradáveis, como um cheque pré - datado que caiu no esquecimento e ficou sem cobertura, por exemplo.
Image: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net |
Assim, fiz aqui um modelo de controle simples, com fórnulas específicas, que você poderá montar facilmente, seguindo os passos abaixo:
Montando o controle e inserindo as fórmulas
Abra o programa Excel, insira uma planilha e siga os passos a seguir:
1.Na célula A1 digite o Título: Controle da Conta Bancária do Banco X;
2. Deixando 3 linhas em branco, para alguma informação adicional que você queira digitar depois, digite na célula A5 DATA, na B5 CHEQUE Nº, na D5 DESCRIÇÃO, na G5 VALOR R$, na H5 SALDO e na I5 OBSERVAÇÃO.
3. Na célula D6 digite o ano do início do controle;
4.Na célula A7 digite a data do seu saldo bancário atual; na B7 o número do cheque, quando for o caso; na C7 Saldo Atual; na H7 o valor do saldo, se for negativo, (espero que não seja), digite o valor precedido do sinal menos (-).
Se você quiser, pode inserir colunas e linhas para separar melhor os dados.
Bem, agora vamos entrar com as fórmulas:
5.Na célula H8 digite “=H7+G8”, sem as aspas
6. Clique na célula H8, posicione o ponteiro do mouse na borda inferior direita do retângulo e arraste até a célula H10.
Observe que o programa vai repetindo a fórmula, de maneira correta, para as células imediatamente abaixo e, assim, você vai atualizando o saldo, à medida que for lançando os valores realizados;
Agora vamos separar abaixo da célula I8 uma informação do saldo atual:
7.Digite nesta célula “saldo atual” e na I9, a seguinte fórmula: “=H7+soma (G8:G100).
O saldo atual na célula I9 deverá ser sempre igual ao último saldo da coluna H.Portanto, a célula G100 da fórmula deverá ser substituida periodicamente por um número maior de linha.
Para você não ter que ficar atualizando a fórmula várias vezes, digite logo um número de linha bem maior.
8.Digite, por exemplo, o valor de 40,00 na célula G200, altere o número de linha na fórmula (I9) de G100 para G200 e veja o novo resultado nesta célula.
Esta informação de saldo na célula I9 será necessária para a integração com o orçamento doméstico .
Veja a seguir, na planilha, o exemplo dado, onde considerei 500,00 como saldo bancário inicial, a título de ilustração, e R$ 40,00 na célula G200:
(Clique na imagem para ampliar)
Considerações finais
Na coluna “VALOR R$ “os créditos (entradas) devem ser lançados sem sinal e os débitos (saídas) precedidos do sinal menos (-).
Se achar melhor, pode abrir uma coluna para entradas e outra para saídas. Neste caso, o saldo atual será o resultado do saldo anterior mais as entradas menos as saídas. Por exemplo =H7+F8-G8, se você determinar para a coluna F entradas e, para a G, saídas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário