Além dos cookies do Google, este blog usa cookies de outros sites. Veja na Política de Privacidade.

28/03/2012

Determinando fins de semana no Excel 2007




  Autor do artigo: Paulo Roberto, editor deste blog.
 Se você está precisando montar uma planilha no EXCEL 2007, que determine, automaticamente nela ou em alguma parte dela, os dias que caem em fins de semana e como aplicar a função "Se" nesse contexto , aqui está um exemplo:
Clique sobre a planilha para ampliar


Suponhamos o seguinte: um vendendor recebe de comissão sobre suas vendas 5% em dias úteis e 7% em fins de semana e você precisa fazer uma projeção dessas comissões para vários meses.
Uma maneira que eu conheço de como fazer isso é a que eu vou expor  a seguir; pode ser que existam outras, esta eu achei bem simples.

Definindo os fins de semana na planilha
Para que o programa do Excel definisse as datas que caem em fins de semana foi feito o seguinte:
No primeiro fim de semana do período, células A13 e A14 (planilha acima), digitamos fds, depois posicionamos a cruz do mouse na célula correspondente ao próximo fim de semana, A20, e inserimos a seguinte fórmula:
=Se(A13="fds";"fds";"")
Posicionamos, em seguida, a cruz do mouse no canto inferior direito do retângulo na célula A20 (vide planilha acima) e puxamos para baixo, o programa foi então colocando fds automaticamente nas datas que correspondem aos demais fins de semana.

Calculando os percentuais de comissão
Para que fossem calculados os percentuais diferentes para fins de semana e os outros dias que não o sejam, foi inserida a seguinte fórmula na célula:
=Se(A8="";5;7)
Em seguida, foi puxada a fórmula para baixo conforme explicado acima.

Esse foi um exemplo simples que pode ser adaptado para planilhas com cálculos mais complexos, tudo é uma questão de raciocínio e sintaxe correta das fórmulas.









Nenhum comentário: