17/04/2010

Curiosidades sobre computadores pessoais




Autor do artigo: Paulo Roberto, o editor deste blog
No início da década e 80, conheci os primeiros computadores pessoais. Eram os da serie TK: Tk 82, TK 83, TK 85, TK 2000.




Eu adquiri o TK 85 ( o mostrado na foto, com as dos manuais  logo abaixo), para começar a aprender a lidar com computadores pessoais e a conhecer um pouco também sobre linguagem de programação. Sim programação, porque esses primeiros computadores pessoais, para serem utilizados, precisavam ser programados. Além de números e letras, as teclas continham comandos de programa, tais como Let, Print, Return, Next, Plot, Rem, Input, Save, etc.
A linguagem utilizada para programação era a BASIC, de fácil aprendizado, onde cada linha do programa era traduzida para linguagem de máquina, durante a sua execução , o que causava lentidão. Para contornar o problema, existiam os programas compiladores, que traduziam todas as instruções de uma vez, permitindo rodar o programa inteiro, usando a rapidez do ASSEMBLY. O aprendizado da linguagem ASSEMBLY era árduo!
O TK 85, que guardo até hoje como relíquia, era muito arcaico. Para utilizá-lo, era preciso conectá-lo a um gravador com fita K7 e a um monitor, que podia ser mesmo o de TV. O programa era gravado na fita K7 e, com o comando Run, ele rodava.
Cheguei a fazer um programa para correção monetária de bens patrimoniais e, depois de fazer correções em linhas de programa e testar várias vezes, ele rodou redondinho.









Nenhum comentário: