Para você que é síndico(a), auxiliar de síndico(a) ou presta serviços para condomínios, explico aqui como fazer umas planilhas que montei no EXCEL para controlar mensalmente as receitas e despesas.
Image: graur codrin / FreeDigitalPhotos.net |
A explicação aqui é feita passo a passo, por célula, porque pode haver leitor(a) que não sabe ainda trabalhar com o EXCEL. Se você já sabe, pode montar o recibo, apenas pegando o modelo, se gostar.
São planilhas simples mas que mostram os fechamentos verticais e horizontais, com a aplicação de fórmulas específicas do programa. Por outro lado, Se está precisando de um modelo gratuito de recibo para condomínio, clique aqui.
Para facilitar o exemplo, considerei um condomínio simples, com apenas 6 moradores.
Clique sobre o modelo para ampliar ( para facilitar a leitura do texto com as visualizações do modelo, ele abrirá em uma nova janela)
Esta planilha (Quadro I), acima, é um resumo para apresentação final do movimento financeiro do condomínio em um período específico.
As "ENTRADAS" (coluna B) correspondem à soma dos valores recebidos dos condôminos , as "SAÍDAS" (coluna C), à soma dos documentos de despesas, separadas por ano e mes e ,"VALORES DEPOSITADOS EM BANCO" (célula C42), à soma dos recibos de depósito do condomínio.
Fórmulas
1. Na célula D8, na coluna "SALDO", coloque a fórmula para calcular o saldo:=B8-C8
Clique e arraste para obter as fórmulas, automaticamente, para os demais meses;
2. na célula E8 insira a fórmula =D8;
3. na E9 a fórmula =E8+D9 e, como acima, clique e arraste para ter as fórmulas para os demais meses.
Assim, você obtem os valores dos saldos mes a mes e os saldos acumulados. Estes saldos são os valores recebidos para constituir o Fundo de Reserva e Taxas de obra, se houver
4. Na célula C43 da planilha, insira a fórmula :
=E36-C42, obtendo assim o valor que ainda não foi depositado em banco, ou seja, está em Caixa.
Esta (Quadro II) já é um demonstrativo analítico, isto é detalhado, das receitas e despesas do período, que deu origem à do resumo acima. Nesta planilha são relacionadas as receitas por condômino e as despesas por itens específicos.
Fórmulas
1. Na célula C59 coloque a fórmula =SOMA(C51:C58), para obter o valor total da coluna "RECEITA";2. na D64, a fórmula =SOMA(D60:D63) para o valor total da coluna "DESPESA;"
3. na E64, =C59-D64, para obter o valor da coluna "SALDO" e,
4. na E67, =E64-E66 mostrando que todo o saldo foi depositado em banco, caso contrário fica aguardando depósito no Caixa do condomínio. O depósito deve ser feito o mais rápido possível, conforme o que estiver estipulado nos Estatutos do Condomínio.
Aqui no Quadro III, acima, você tem a planilha "Movimento Financeiro do Fundo Reserva", para o período específico, com as entradas, saídas e saldo.
Fórmulas
1. Na célula E75, insira a fórmula =C75, que é, no nosso exemplo, o saldo inicial do Fundo de Reserva;2. na E77, a fórmula =E75-D77 para obter o novo saldo, isto é, considerando o valor da saída e, assim por diante, vá somando as células da entrada ao saldo anterior e subtraindo as de saída.
8 comentários:
Excelente trabalho! Mas, para o caso de se desejar algo automatizado, sugiro o Sistema sisCAC (www.siscac.com)!
Também contamos com sua avaliação do sistema e sugestões para aperfeiçoamento da mesma.
Mais uma vez, Parabéns pelo Blog!!!
Agradeço aos comentários dos responsáveis pelo Sistema sisCAC.
Muito interessante o vídeo da apresentação do sistema, contido no site.
Recomendo uma avaliação para aquisição do sistema, principalmente por síndicos de grandes condomínios.
Cara, seus modelos estão otimos, mas seria muuito melhor se vc postasse um link pra baixar o modelo. Nao seria possivel isso?
Obrigado, Raphael!
Ótima sugestão! Assim, o leitor terá o modelo e texto explicativo em janelas diferentes, lado a lado, facilitando o entendimento.
É possível sim e farei isso.
Boa tarde, seria possível eu conseguir baixar o arquivo em excel? Att / Robsonjarbas@yahoo.com.br ( Curitiba )
Olá, Robson. Infelizmente eu não tenho esse modelo em arquivo. Só é possível montar o controle seguindo o passo a passo exposto no artigo.
Postar um comentário