Além dos cookies do Google, este blog usa cookies de outros sites. Veja na Política de Privacidade.

23/05/2009

Curiosidades do Rio Nilo




É um rio da África, o maior do mundo, em comprimento, fluindo do equador ao mediterrâneo, com uma vazão de 1.293.000 milhas quadradas.( uma milha quadrada é igual a 2.590 km2).
Foto: por omma_0869 Norma Gòmez
Esta foto tem alguns direitos reservados. Para o seu uso, é exigida a atribuição ao autor, com link para o seu album de fotos. 

O Nilo Branco e o Nilo Azul se unem em Khartoum para formar o grande rio que flui através do Egito. O seu delta, que começa no Cairo, é de 120 milhas (192 km)de largura. Principal desembocadura: Rosetita (leste da Alexandria), Damietta. O Rio Nilo é navegável em certas estações do ano, até o Lago Albert, exceto onde cataratas ou quedas o tornam intransponível. Ele enche em abril e baixa suas águas em setembro;transborda cerca de 20 km nas cheias.Os agricultores egípcios dependiam formalmente dessas baixas mas as barragens controlam agora a irrigação , além de fornecer eletricidade através de hidrelétrica. Comprimento a partir da fonte do Nilo Branco: 4.053 milhas (aproximadamente 6.485 km).

Foto; por omma_0869 Norma Gòmez
Esta foto tem alguns direitos reservados. Para o seu uso, é exigida a atribuição ao autor, com link para o seu album de fotos.  


Fonte: Longmans English Larousse, 1968
Traduzido por este editor, Paulo Roberto.











Nenhum comentário: