13/10/2009

Como Demonstrar Zanga com as Crianças




Não  zange  com crianças de qualquer jeito, pois pode acarretar consequências futuras em seu comportamento. Veja os conselhos de Antônio Xavier Teles:


criança triste
Image: Arvind Balaraman / FreeDigitalPhotos.net
(foto ilustrativa)

Quando zangado, descreva o que vê, o que sente, o que espera. Mas nada diga à criança sobre ela própria. Aprenda a externar sua zanga sem prejudicá-la. Mesmo quando provocado, não insulte nem humilhe seus filhos. Não ataque o caráter de uma criança, não ofenda a sua personalidade ou fira a sua dignidade. Proteja-a contra isso, usando de preferência a palavra "eu" em suas mensagens: "Eu estou aborrecido", "Eu estou desanimado", "Eu estou zangado", "Eu estou furioso". Isso é mais aconselhável do que dizer: "Você é um idiota. Veja o que você fez! Que diabo é que há com você?" Quando estamos zangados, as crianças ficam atentas. E nos ouvem.
Fonte: Psicologia Moderna, Antônio Xavier Teles









Nenhum comentário: