Translate

23/05/09

Cuidados ao instalar interruptor para lâmpada

Ao lidarmos com eletricidade precisamos ter muito cuidado, pois choques elétricos podem acidentalmente ocorrer, como consequência de uma mínima distração. Assim, este artigo é baseado em orientações de eletricistas.
Na foto: bocal , fio fase (vemelho), neutro (amarelo), interruptor e chave de teste.
 Se não for possível de nenhuma forma você chamar um eletricista para executar os serviços, o que é fortemente recomendado, tenha os seguintes cuidados:
Quando você for instalar um interruptor, passe por ele a fase ( o fio com energia elétrica) e não o fio neutro. Procedendo assim,  estará interrompendo a energia elétrica que segue para o bocal da lâmpada, quando desligar o interruptor . Se, ao contrário, interromper o fio neutro (passar o fio neutro pelo interruptor), a energia elétrica irá para o bocal da lâmpada, mesmo o interruptor permanecendo desligado, o que pode ocasionar choques elétricos.
 Segundo o nosso leitor Rafael , que entende do assunto:
"É muito importante observar que o FASE esteja sempre ligado no centro do bocal, e o NEUTRO no corpo do mesmo, pois isso ira dificultar a ocorrencia de choques eletricos. O fato de ser 220V não significa que nao haverá NEUTRO, apenas no caso da rede ser 110V onde pode-se ligar duas FASES e obter 220V, se a rede for 220V deve-se usar o NEUTRO, pois ao juntar duas FASES 220V a soma resultará em 380V (a soma é vetorial, por isso 380V)"
Para a sua segurança, antes de iniciar uma instalação elétrica ou fazer alguma manutenção nela, não esqueça de sempre desligar o disjuntor e usar a chave de teste (que acusa ou não energia elétrica presente num condutor).
Disjuntor
Disjuntor

                               ____________________neutro________
                              |                                                                   \
                             O bocal da  lâmpada                                    Fonte
                              |__________o o_____________________/
                                retorno      Interruptor                 fase
                      Esquema simples de instalação de um interruptor para uma lâmpada Para duas lâmpadas Use interruptor de duas seções (de dois botões). Neste tipo, o fio fase passa por cada interruptor ( com um fio secundário para um dos interruptores) e, de cada um, sai um fio para cada bocal de lâmpada. O fio neutro é ligado nos dois bocais (também com um fio secundário, para cada um).
O meu amigo Milton, Eletricista, recomenda utilizar fio anti-chama , com selo do INMETRO. Quanto à bitola do fio a ser utilizado no serviço, para maior segurança, consulte um eletricista, pois para cada caso as bitolas são diferentes. Veja abaixo, nos comentários,  a explicação do Bastard Buck sobre a bitola dos fios.


16 Comentários:

miltonj40 disse...

Muito legal seu Blog Paulo...Parabéns..Abraço, Miltinho

ELTON disse...

tem que colocar o interruptor na fase
para quando for trocar a lâmpada...
interruptor desligado sem tensão na lâmpada...
PS:Se for 220V não tem neutro, tanto faz

Bastard Buck disse...

desculpe cara, mas passar fios não é tão simples assim........ pra vc saber a bitola do fio vc tem que saber qual a distancia que ele terá do quadro de luz até a carga(tomada, interruptor, aparelhos, etc...) e também potência e corrente que vai passar por ele. não é seguro sair colocando qualquer espessura de fio por causa do efeito joule (aquecimento dos condutores) que pode gerar uma série de problemas na instalação, fazendo até mesmo pegar fogo. só o fio ser anti chamas não significa nada. a instalação não é tão difícil, mas pequenos detalhes podem gerar problemas de extrema proporção. por isso se não entender do assunto o ideal é procurar um profissional para realizar o trabalho. não me leve a mal cara mas é que eu trabalho com isso e já vi vários acidentes por conta de serviços mal feitos. não que esse seja um, mas quando a pessoa não sabe pode sair errado. bom acho que falei demais, mas, é isso.

Paulo Roberto disse...

Caro Bastard Buck
Muito bom o seu comentário.Obrigado. Fiz uma modificação no artigo quanto à bitola dos fios.

leo disse...

e se a rede for 110v e eu passar pelo interruptor da lâmpada o neutro?ocorre algum desperdicio de energia?
se ocorrer,me umas dicas de como saber qual e fase!
valeu!

Paulo Roberto disse...

Leo, obrigado pela sua visita!
O mais importante é a segurança. Assim, se você ligar o fio neutro no interruptor e o fase direto no bocal, mesmo que você desligue o interruptor, o bocal da lâmpada estará energizado, o que poderá ocasionar choques elétricos acidentais. Para saber qual é o fio fase, use a chave de teste ( como a mostrada na primeira figura), e claro, que esteja em perfeitas condições de funcionamento.Essa chave acende uma luzinha quando há energia no fio. O fio fase é o que contem energia elétrica.
Um abraço

Rudson disse...

Faz com fio de retorno que é mais garantido!
Puxa o neutro pra lampada,
Um fase pro interruptor
e um retorno para a lampada.

Pronto!
Faço instalações em casas, e sempre fiz assim!

Giiih disse...

ms por curiosidade eu queria saber,o neutro tbm é ligado na fonte?nao se preocupem sou um leigão n assunto e tenho medo d mexer c fios elétricos eu chamo sempre um profissiona e ms por curisidade,faleu obrigado

FComo ganhar dinheiro na internet!!! disse...

olá galera sou novo em instalações eletricas bm estou com duvidas na colocação de interruptor de 3 fases para três lampadas poderiam me dar um tutorial maneiro ae olz ..

desde ja agradeço a tds !!!

A vidas no sertão disse...

Ótimas dicas parabens

vinicius disse...

boa tarde, estou com um problema , tem uma lampda na minha casa que esta dando 160 volts , o q pode estar acontecendo? obrigado aguardo

André Mello disse...

Preciso de uma informação. Quero saber se posso ligar dois fios positivos (mesma fase 110) em uma lâmpada? Se quando as duas entradas de energia estiverem ligadas ao mesmo tempo (mesma fase 110) ocasionará algum problema. Lembrando que o negativo estará ligado à outra saída da lâmpada. (podem estranhar a pergunta mas é por causa de um esquema que estou fazendo com um sensor de presença depois que der certo eu posto o esquema completo.

André Mello disse...

Preciso de uma ajuda aqui. Estou montando um esquema para sensor de presença para lâmpadas. Preciso saber se posso ligar na mesma lâmpada dois fios com a mesma fase (110 positivo) e é claro o negativo. Quero saber se ao ligar os dois fios de entrada de energia terei um curto. Afinal as duas entradas de alimentação de energia da lâmpada virá da mesma fase sendo que por caminhos diferentes.

Edimilson Santos disse...

Amigos devem ficar atentos ao dimensionamento dos condutores, da carga que vai ser utilizada, a distância.. Lembrando que energia é coisa séria, o melhor é chamar quem entende do assunto, pois o bom é seguir as Normas da NBR 5410 que proporciona um bom funcionamento e segurança a instalação.

Marcos Gonçalves disse...

André Melo, você só poderá ligar 2 fase na lâmpada se a lâmpada for 220 e neste caso não se usa o neutro.

Daniel m disse...

Olá, o que acontece se ligar um interruptor e tomada no mesmo neutro e uma fase em cada um ?


Teste da Velocidade de Conexão

  ©Dicas e Curiosidades - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo